Banco da África Ocidental

Historial

O Banco da África Ocidental foi criado em 1997, tendo iniciado as suas actividades em Março de 2000. Entre 2000 e 2001, os dois bancos que existiam na altura (BIGB e Totta & Açores) encerraram as suas portas e o BAO tornou-se no único banco a operar no país até finais de 2005.

Actualmente existem quatro (4) instituições bancárias no mercado (BAO, BDU, Orabank e Ecobank) que geram um produto bancário superior a 6,6 mil milhões de FCFA.

A presença de novas instituições bancárias no mercado imprimiu uma maior dinâmica e competitividade ao sector fazendo com que o BAO reajustasse a sua posição de forma a melhor servir os interesses dos seus clientes e accionistas, realizando novos investimentos quer para ampliar a sua rede de distribuição, quer para se modernizar tecnologicamente. O BAO possui actualmente dez (10) agências das vinte e uma (21) existentes no país e detém 50% dos ATM's (multibancos) instalados no mercado, bem como a totalidade dos TPA's /POS (Point of Sale).

Actualmente, cerca de 50% do total dos depósitos do sistema bancário são activos de clientes do BAO detendo a organização presentemente cerca de 50% da quota do mercado.

O BAO conta actualmente com mais de 100 colaboradores.